Boletins

Abertura de empresas em Minas Gerais passa a ser 100% online

 

Abertura de empresas em Minas Gerais passa a ser 100% online

A partir de 30 de novembro de 2015 a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais começará a implantar a 1º fase do registro digital, projeto que consiste na apresentação e registro de atos societários 100% digital, sem a necessidade de apresentação de documentos físicos no balcão da Junta Comercial.

Nesta primeira fase que iniciará em 30/11/2015, os procedimentos de registro digital serão obrigatórios para todos os atos de sociedade anônima, sejam sociedades de capital aberto ou fechado e para os atos de cooperativa, exceto constituição e o arquivamento de balanço para todas as naturezas jurídicas.

A previsão é de que até julho de 2016, todas as modalidades de organizações realizem seus procedimentos pelo site www.jucemg.mg.gov.br.

A JucemgDigital, iniciativa inédita no Brasil, irá agilizar ainda mais a abertura de uma nova empresa, garantindo segurança e redução de custos para o empresário, 24 horas por dia e sete dias por semana. Atualmente, é possível abrir uma empresa em menos de uma hora em algumas cidades de Minas Gerais. Com os registros 100% online, todas passam a operar dessa forma.

Com a JucemgDigital, mais de 840 mil empresas serão beneficiadas. A economia de papel é significativa. Será eliminada a produção de mais de 7 mil páginas que tramitam por dia na Junta, além de mais de 1,7 milhão que são arquivadas por ano.

Para utilização do serviço 100% online, os empresários deverão, adquirir o certificado digital e-CPF, conhecida como identidade digital, com validade de 1(vitual) ou 3(token) anos, conforme o modelo adquirido.