Apuração de resultados e análise da opção de tributação mais favorável à empresa

Apuração de Resultados

A apuração de resultados representa a diferença entre as vendas totais e os custos e despesas totais (do período que se pretende apurar). Quando o resultado é positivo, significa que a empresa operou com lucro. Quando o resultado é negativo, significa que teve prejuízo. Se a empresa já mantém os controles financeiros organizados e atualizados, então tem as informações necessárias para fazer a apuração de resultados mensais.

É com base nestas informações que o empresário, consegue avaliar se irá ou não continuar com o negócio. Ela deverá representar a veracidade das operações financeiras.

A apuração dos resultados mensais deve ser feita depois do fim do mês, ou seja, no início do mês seguinte, quando o empresário já tem dados confiáveis das operações do mês anterior.

Análise da opção de tributação mais favorável à empresa


O objetivo é que o empresário e seu contador possam juntos avaliar qual é a melhor regime tributário a adotar: Simples, Lucro Presumido ou Lucro Real.

O Simples Nacional é um regime tributário de forma compartilhando de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável ao MEI-Micro Empreendedor Individual, as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Que nem sempre será a melhor forma de tributação para o empresário. Ela abrange a participação de todos os entes federados (união, Estados e Municípios). Podem optar por esse regime todas as empresas autorizadas na lei com faturamento anual de até R$ 3.600.000,00.

O Lucro Presumido é uma forma de tributação para determinação da base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social das pessoas jurídicas que não estiverem obrigadas no ano calendário, a apuração do lucro real.

O Lucro Real é a regra geral para a apuração do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) da pessoa jurídica. Ao mesmo tempo em que é o "regime geral" também é o mais complexo.

Para possibilitar que o empresário e o contador verifiquem qual é o regime mais vantajoso para sua empresa do ponto de vista tributário é necessário a realização de planejamento tributário.