Elaboração de balanço anual e demonstrativo de resultados

É uma demonstração contábil que apresenta de forma qualitativa e quantitativa a posição patrimonial e financeira da empresa em um determinado período de tempo. O balanço Patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa pois faz parte de um conjunto de relatórios que compõem as demonstrações contábeis da mesma.

São três elementos que compõem o balanço patrimonial:

  1. Ativos: são os recursos da empresa capazes de gerar fluxo de caixa e são representados por bens e direitos. Nesta categoria incluem-se as contas a receber, estoques, despesas pré-pagas, terrenos, equipamentos, veículos até mesmo elementos intangíveis como patentes, ações e direitos autorais.
  2. Passivo: são os recursos referentes as obrigações da empresa, incluindo contas a pagar, taxas, juros sobre capital emprestado, hipotecas e despesas contratuais.
  3. Patrimônio Líquido: é composta pela diferença dos Ativos ( positivos, relativos aos lucros e investimentos ) e dos Passivos ( negativos, relativos a pagamentos e dividas ). Ou seja, é o capital que a empresa efetivamente tem disponível em caixa.

Para empresas sua importância relaciona-se na avaliação de diversos aspectos como estoques, liquidez financeira e cálculo de dívidas, servindo como grau comparativo para estes itens sobre seu tamanho dentro da empresa e crescimento ou queda em determinados períodos de tempo. O mesmo é necessário para apresentação nas diversas relações comerciais, principalmente em relação de empréstimos e financiamentos bancários.

Demonstrativo de Resultados

É um relatório contábil que apresenta as receitas, custos, despesas, perdas e ganhos obtidos e suportados pela entidade, assim como as participações no seu resultado, evidenciando o lucro líquido apurado em um determinado período. O mesmo é necessário para apresentação nas diversas relações comerciais, principalmente em relação de empréstimos e financiamentos bancários.