MEI - Micro Empreendedor Individual

O que é MEI?

MEI - Micro Empreendedor Individual

Se você quer começar um negócio ou já trabalha por conta própria e fatura até R$ 81 mil por ano, você pode ser um MEI (Microempreendedor Individual). 


Quais condições para se tornar um MEI?

  • Não participar como sócio, administrador ou titular de outra empresa;
  • Pode contratar no máximo um empregado;
  • Exercer uma das atividades econômicas previstas no Anexo XI, da Resolução CGSN nº 140, de 22 de maio de 2018, o qual relaciona todas as atividades permitidas ao MEI;
  • O profissional precisa ter mais de 18 anos.


Lista de ocupação permitida. Você pode se registrar em uma ocupação principal e até 15 secundárias.

Aqui você terá a lista das ocupações permitidas em aderir o MEI.

 

10 (dez) Vantagens de ser MEI!

Profissionais que mantém um negócio informal, trabalhando em sua própria casa ou numa oficina de fundo de quintal, podem legalizar seu negócio, usufruindo de todos os direitos. Você vai saber agora quais são as vantagens de ser MEI – Microempreendedor Individual, uma nova modalidade permitida pela legislação para legalizar seu negócio.

Ao formalizar o seu negócio, o MEI passa a ter direito à cobertura do INSS, podendo ter seguros, auxílios e aposentadoria. Também pode ter seu registro de CNPJ e emitir notas fiscais, abrir conta em nome da empresa e ter acesso a linhas de crédito, entre outras vantagens.


1. Restrição no SPC ou Serasa
Qualquer cidadão pode se registrar como MEI, não havendo impedimento mesmo com restrições nos órgãos de proteção ao consumidor.

2. Facilidade de cadastro
Para se tornar MEI, o profissional deve acessar o Portal do Empreendedor, clicar no link “Quero me Formalizar” e seguir as instruções. Caso não tenha maiores conhecimentos, pode procurar o apoio de um contador, que poderá fazer a formalização e a primeira declaração anual do MEI (o que é bastante aconselhável).

3. Imposto único a recolher
O registro como MEI é gratuito. Depois da formalização, o novo empresário deve pagar mensalmente uma contribuição mensal para o INSS, ICMS ou ISS, que varia de acordo com a atividade registrada. Essa taxa custa, em média, R$ 50 por mês.

4. Possibilidade de contratar um funcionário
O MEI pode contratar pelo menos uma pessoa, pagando até um salário mínimo ou o piso salarial da categoria. No caso de contratação, deve recolher o INSS e o FGTS do funcionário, preenchendo todos os meses a GFIP - Guia do FGTS e Informação à Previdência Social para atender à legislação trabalhista.

5. Possibilidade de fazer alterações
Através do Portal do Empreendedor, o MEI pode alterar os dados do seu cadastro, como endereço, atividade e nome fantasia, entre outros, automaticamente, de forma simples e gratuita.

6. Conseguir crédito para o negócio
Como MEI, o empresário pode abrir uma conta empresarial em banco e ter acesso a linhas de crédito exclusivas para seu tipo de negócio. Ao fazer isso, no entanto, é importante ter um plano de negócio, analisando a linha de crédito mais adequada, pesquisando prazos, taxas, carências e outras condições oferecidas pelos bancos.

É bom lembrar que as taxas mais competitivas normalmente são oferecidas pelas cooperativas de crédito. Esse tipo de instituição não tem o lucro como objetivo, cobrando bem menos do que os bancos pelos mesmos serviços financeiros. O MEI pode optar pelo microcrédito, crédito para capital de giro, antecipação de recebíveis, financeiros, etc. No caso de precisar de apoio financeiro, é interessante contar com o apoio de um contador para orientá-lo melhor.

7. Crescer e abrir uma pequena empresa
Para crescer no seu negócio, o MEI pode, a qualquer momento, cancelar sua inscrição nessa categoria através do próprio Portal do Empreendedor, fazer a baixa do registro e preencher a Declaração Anual de Extinção. A partir daí, pode começar o processo de abertura de uma micro ou pequena empresa, optando pelo Simples Nacional.

8. Formalização gratuita do MEI e entrega da primeira declaração apenas

Nossa contabilidade firma o compromisso de realizar a formalização gratuita do seu empreendimento, bem como a primeira declaração, bastando nos enviar por e-mail os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Carteira de Identidade;
  • Título de Eleitor ;
  • Último recibo de entrega da Declaração Anual de Imposto de RendaPessoa Física - DIRPF, caso esteja obrigado a entregar a DIRPF;
  • Comprovante de endereço residencial;
  • IPTU do Local onde será constituida a empresa, quando for um negócio com ponto comercial fixo, para obtenção do Alvará de Localização.

Clique aqui para cadastramento do MEI

Para saber das outras 02 (duas) vantagens, cadastre como nosso cliente.

Eles irão apresentar as outras 2 (duas) vantagens, para que seu negócio que nasce pequeno, tenha um futuro breve promissor. Embora todas as exigências possam ser feitas pelo próprio empresário, o contador poderá orientar com relação a todos os trâmites, trazendo mais segurança para o empreendimento.

Ainda possui alguma dúvida? Entre em contato com os contadores da Policont Contabilidade Digital

Somos uma Contabilidade Digital que atende empresas em todo território Brasileiro, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar com você!