Devemos alertar que um dos principais motivos do fechamento de micro e pequenas empresas, é a falta de planejamento financeiro. E esta falta de planejamento financeiro, pode ser motivada quando o empresário não separa a conta da pessoa física com a da pessoa jurídica, perdendo o controle financeiro do negócio.
Os empresários, sem orientação, acreditam que todo recurso financeiros recebido da empresa é dele. A primeira coisa é separar as contas da empresa e da pessoa física. As despesas da empresa devem ser pagas com recursos da pessoa jurídica e as despesas pessoais com o pró-labore do sócio. A empresa deve possuir o seu próprio cartão, talão de cheque e conta corrente para pagar as suas despesas.
A extensão das atividades de uma consultoria varia caso a caso, porém, dentro de suas atividades podemos destacar:
- Diagnóstico completo da situação financeira (direitos, obrigações e expectativas);
- Implantação e reorganização das informações, processos e controles financeiros;
- Análise e diagnóstico dos pontos críticos e oportunidades de melhorias;
- Implantação de sistema de gestão financeira para total controle de informações financeiras;
- Capacitação e treinamento de colaboradores das áreas administrativas e financeiras;
- Elaboração do planejamento financeiro;
- Análise de resultados e implantação de ações corretivas;
- Análises econômicas / financeiras, além de estudos de viabilidade de novos projetos e investimentos;
- Diagnóstico para redução e eliminação de dívidas financeiras;
- Acompanhamento e monitoramento de ações corretivas e de resultados, garantindo que a empresa não perca o foco e o rumo do seu plano de ação.